Do Vale ao Atacama - 4 dia

Hoje ficamos em Salta, para conhecer e relaxar um pouco. A cidade encravada nos pés  das montanhas dos Andes, possui algo curioso, apesar de ter mais de 1,2 milhão de habitantes, você não visualiza (claro que ficamos pouco tempo - mas a primeira impressão...) violência, agito, congestionamentos, etc..ou seja, nada que uma cidade deste porte tem de problemas.

Porem, vou me ater que Salta, é uma parada obrigatória, ou melhor, estratégica para quem pretende ir a San Pedro de Atacama, via Paso de Jama. Salta esta cerca de 1200 metros acima do nível do mar, para a maioria dos brasileiros, isto é muito alto! Em virtude da altitude, ficar 1 ou 2 dias em Salta, fará com que você comece a ficar habituado com a falta de oxigênio, e isto pode ser a explicação para o povo ser tão ordeiro. Se agitar demais, cansa!

Ficamos o dia inteiro, meio de molho. Qualquer movimento, causava falta de ar. Bom, deixando a parte biológica de lado, vamos aos fatos do dia!

As motos foram levadas para a Lavação. Sei, sei...que todos vão dizer: "Para que lavar, se vai sujar tudo de novo". Mas, gosto da minha Harley limpa, quando possível. Na verdade, não importa muito o que os outros pensam sobre as suas Harley, e sim o que você pensa e se sente bem. Eu, particularmente, gosto da minha brilhando! Bom, o fato é que o local não era apropriado, e a lavação foi meia boca. Mas, esta melhor que antes...rsrsrs


Ao final da tarde, saímos pelo centro histórico, muito bonito e sua arquitetura colonial e sua paisagem natural dos vales, são reconhecidamente o ponto forte de atração do turismo. A Catedral em estilo néo-clássico e a praça 9 de Julio (homenagem ao Dia da Independência da Argentina), são pontos principais do centro da cidade. 






Salta foi fundada em 16 abril de 1582 pelo conquistador espanhol Hernando de Lerma, que pretendia que a solução a ser um posto avançado entre Lima, no Peru e Buenos Aires.
Durante a guerra de independência, a cidade tornou-se um ponto comercial e militar estratégica entre Peru e cidades argentinas. Entre 1816 e 1821, a cidade foi liderado pelo líder militar local Gerais Martín Miguel de Güemes, que sob o comando do General José de San Martín, defendeu a cidade e área circundante de forças espanholas vindo mais ao norte.Salta emergiu da Guerra da Independência em desordem política e financeiramente falido, uma condição que permaneceu durante a maior parte do século 19. No entanto, no final dos anos 19 e início do século 20, a chegada de imigrantes italianos, espanhóis e árabes, especialmente sírios e comércio, agricultura e libaneses reviveu toda a área ao mesmo tempo melhorando ainda mais sabor multicultural da cidade.



O comércio de rua, prevalece sobre o Shopping Center (Salta possui apenas um pequeno Shopping, e ainda sem grandes movimentos), creio que o costume local ainda é pela caminhada nas ruas e explorando as lojas.
Jantamos Cachorro Quente com refrigerante de maça ou pera (só tinha estas duas opções), e logo retornamos ao hotel, para dormir cedo, pois o dia seguinte rumaremos para cidade de San Pedro de Atacama.


BH TCC
PHD Buhatem



2 comentários:

Meus caros amigos viajantes do Atacama !!!!

Hoje cedo quando acessei o site Bluharley, via A foto da Catedral de Salta, lembrei claramente de como esta praça é bonita,
Com opções de bares para degustar um belo e gelado chopp.

COMO LHE FALEI NO E-MAIL DE AGRADECIMENTO PELO MEU NIVER, AGORA VOCES VERÃO REALMENTE O QUE É UMA VIAGEM PELA CORDILHEIRA DOS ANDES, AS BELAS PAISAGENS, POIS ATÉ ENTÃO A MAIORIA DAS PAISAGENS ERAM FEIAS E MUITO POBRES NÃO É MESMO ??? MUITO CACHORRO DE RUA , PARECE QUE ABANDONADOS E MUITA CRIANÇA PEDINDO DINDIM........
QUANDO VOCES PASSAREM A FRONTEIRA PARA O CHILE, ENTRÃO NO ALTIPLANO E AIH A COISA COMEÇA A SE DESCORTINAR
AINDA MAIS !!!
OS LAGOS SALINOS, O ASFALTO É SHOW DE BOLA, PARECE UM TAPETE ESTENDIDO SOBRE AS MONTANHAS.
NÃO ESQUEÇAM DE DESCER A CORDILHEIRA COM VELOCIDADE AMENA, POR CAUSA DA ALTITUDE PODERÃO SENTIR
ALGUM DESCONFORTO NA DESCIDA. (nem sei porque falei isso, pois quando você ler este e-mail, já estarão em San Pedro).
ENFIM, NÃO SE ASSUTEM COM A CIDADE DE SÃO PEDRO, É ASSIM MESMO!!!!!!!! O PRIMEIRO IMPACTO É QUE VOCES PENSARÃO:
O QUE É QUE EU VIM FAZER AQUI NESSE FIM DE MUNDO, MAS NÃO SE PREOCUPE, O LUGAR É FANTASTICO, VOCES VERÃO
O QUE É SE SENTIR BEM, E COMER BEM !! EXISTEM VARIOS RESTAURANTES PELA CIDADE, QUE VOCE NÃO SABEM
EM QUAL ENTRAR.
EXPERIMENTE O SALMÃO COM CREME DE LARANJA CARAMELISADO , É SHOW DE BOLA !!!!!!!!

NO CAMINHO PARA CALAMA, DEPENDENDO DO CLIMA , TOME MUITO CUIDADO COM O VENTO LATERAL, É MUITO FORTE E VOCES
SABEM QUE DE VENTO LATERAL EU ENTENDO E SEI COMO É UM TOMBO NESTA SITUAÇÃO!!!!
VÃO EM FRENTE MEUS AMIGOS ,QUE VALE MUITO APENA TUDO ISSO QUE VOCES ESTÃO PASSANDO.
NÃO ESQUEÇAM DE CONHECER A PEDRA FURADA EM ANTOFAGASTA E QUANDO SAIREM DESTA CIDADE, NÃO ESQUEÇAM TAMBEM
DE PASSAR NA MÃO DE DEUS, UM MONUMENTO QUE FICA ENCRAVADA NAS AREIAS DO DESERTO.
DA RODOVIA DÁ PARA AVISTÁ-LA NO LADO DIREITO.
TIREM FOTOS NESTE MONUMENTO, PORQUE É UMA MARCA REGISTRADA DE ANTENTUREIROS DE 2 RODAS.

LECO !!! COMO PE QUE SE COMPORTA A GS 800, É BOA DE STRADA E VELOCIDADE ??? ECONOMICA ???

TENHO CERTEZA QUE JÁ ESTÃO PENSANDO EM USHUAIA!!!!!!

UM ABRAÇO A TODOS E FIQUEM COM DEUS !!!
MANDE NOTICIAS !!!!!

UM ABRAÇO DE QUEM ESTA COM UMA INVEJA (saudável) DO CACETE !!!!!!!!
SERGIO

Sergio,

Tudo que voce colocou no seu comentário esta ocorrendo. De fato, quando entramos na Argentina, nos assustamos com a pobreza extrema e as condições das estradas, mas aos poucos a imagem foi se alterando e tudo é uma Grande Obra de Deus. O Paso de Jama, o Altiplano, as Cordilheiras...tudo é muito fantástico! Ficamos divididos entre pilotar as motos e olhar as paisagens, com atenção redobrada, para que fique eternamente em nossas mentes, já que as fotos são limitadas, mas nossa memória é ilimitada. Ontem a noite, ao chegar em San Pedro de Atacama, a primeira coisa que falei, foi exatamente "Que buraco fomos nos meter", mas dei um crédito aos que nos antecederam, e sempre voltam. E hoje, a luz do dia, tudo mudou! Já fizemos amigos, comemos bem e tomamos umas cervejas. Alem de mascar Coca e agora compramos balas de coca...rsrsrs. Voces estão fazendo falta nestas paisagens, mas certamente teremos a oportunidade de voltarmos juntos. "Todo o Bluharley no Paso de Jama Já!" é a nova campanha....
Abraços
Samir e Romário