12º dia - Do Vale ao Fin del Mundo - Rio Gallegos a El Calafate

A viagem está um espetáculo, a cada dia uma nova aventura e novos amigos se unem a expedição. Hoje especialmente, temos hospedados no mesmo hotel, alem de mim e do Romário, o Francisco Junior, Célio Benicio e Ludmilla de Belo Horizonte, e ainda o Humberto e Jefferson de Santa Catarina.

Após o café da manhã super reforçado, finalmente com um Omelete digno de um bom hotel. E depois de entrar no booking.com para fazer a reserva no mesmo Hotel Xelena, reservado pelos amigos de BH. Partimos rumo a El Calafate. Nos despedimos do Humberto e Jefferson e combinamos nos reencontrar em Buenos Aires, que ambos iriam parar uns dias para revisão e troca de pneus das BMW GS R1200 Adventure na própria concessionária.

Romário, Junior e sua esposa, Célio e eu partimos para El Calafate.

Ruta0.com mostra o roteiro e tipo de estrada, trecho a trecho

A rota programada foi partir de Rio Gallegos, pela Ruta Provincial 11 e logo após 31 km pegar a famosa Ruta Nacional 40, por mais 127 km. em seguida pegar a Ruta Provincial 5 em Esperanza (onde abastecemos) e seguir para o encontra da Ruta Nacional 3 até El Calafate. No total são 301 km…um passeio, de ventos fortes e paisagem deslumbrante.

Em Esperanza, encontramos um Casal de São Paulo. Ele estava com uma Vstrom 1000, que com pouco mais de 2 anos já tinha feito mais de 90.000 km. Portanto, podemos considera-lo um experiente motociclista. Porem, estavam simplesmente arrasados, pois vinham de San Carlos de Bariloche, pela Ruta Nacional 40, e seus 700 km de Ripio. Após alguns tombos, colocaram a moto numa plataforma, e seguiram de carro até atingir novamente o asfalto. Sua esposa traumatizada, estava muito triste, pois a viagem estava sendo estressante devido aos problemas com o Ripio, mas principalmente pela falta de combustível. Em momentos da sua viagem, ficaram 3 dias parados esperando combustível numa cidade perdida pela RN 40. Este momento, nos fez refletir sobre a viabilidade de seguir para Bariloche, ou rumar para casa antecipando a viagem.

Para nós, já estava bastante difícil lidar com vários trechos sem Nafta. Creio que é a maior dificuldade de viajar pela Argentina, pois nunca se sabe se o Posto Programado na sua Rota, haverá combustível disponível na sua chegada. Em muitos o racionamento e as filas são constantes e intermináveis.

Nos despedimos do casal de SP (que infelizmente não pegamos o nome, tampouco o contato.) e seguimos nosso caminho, já abastecidos e alimentados.

Fizemos uma parada no Mirador El “Monito” - Tec Julio Heredia, para contemplar a Cordilheira dos Andes ao fundo e o Deserto Patagônico abaixo, uma das imagens deslumbrantes que estamos presenciando nessa viagem fantástica.
 
Romário e Samir, com as Cordilheira ao fundo e o deserto da Patagonia

Célio Benicio de BH, namorando a Harley

Junior e Ludmilla em Perfeita Harmonia


Cordilheira dos Andes, nos dando as Boas Vindas

El Calafate é uma pequena cidade localizada na província de Santa CruzArgentina próxima a fronteira com o Chile. Com aproximadamente 5.500 habitantes, distante cerca de 270 Km da capital provincial: Rio Gallegos.
Arbusto de Calafate a fruta

É a cidade mais próxima ao Parque Nacional dos Glaciares, a cerca de 80 quilômetros, onde localiza-se a maior geleira em extensão horizontal do mundo: Glaciar Perito Moreno que encontra-se constantemente em evolução com diminuição de sua área devido ao aquecimento global. Também próxima de outra importante geleira: Glaciar Upsalla.
Lago Argentino e uma visão maravilhosa da Cordilheira ao fundo.
Ao chegarmos ao Hotel Xelena, a grande surpresa! Minha reserva para um apartamento duplo, feita pelo booking.com na parte da manhã, não pode ser efetuada por falta de vaga, na categoria escolhida ( a mais barata!). Porem, como o Hotel não pode deixar de honrar os compromissos assumidos - disse o recepcionista (acho até que era o Gerente do Hotel), nos deu um up grade para a SUITE PRESIDENCIAL!!! Pode?? É pracabá….kkkk.
Visão da Sala da Suite Presidencial do Hotel Xelena
Após a boa noticia, e como de costume o Junior já estava no Bar, com as Cervejas Quilmes geladíssimas e um bom petisco nos aguardando. Este é dos meus, não espera acontecer…vai direto ao que interessa! O BAR…rsrs.

Saímos de Van, disponibilizada pelo Hotel para o centro de El Calafate, para jantar. Inicialmente vimos um show regional, em comemoração ao fim do Verão, com uma feira de artesanato. E depois seguimos ao restaurante, para o deleite geral com um bom vinho e uma comida mais que especial.

Rua Principal de El Calafate
Jantar com Amigos - Iniciando os Trabalhos









0 comentários: